USP Desenvolve Tecnologia Inovadora para Monitorar Astronautas na Lua

Tecnologia da USP acompanha astronautas na histórica missão à Lua! 🚀 Equipamento inovador da USP monitora ritmos e saúde dos astronautas durante o voo. Saiba

06/05/2026 19:27

2 min

USP Desenvolve Tecnologia Inovadora para Monitorar Astronautas na Lua
(Imagem de reprodução da internet).

Tecnologia da USP Monitora Astronautas em Missão à Lua

A NASA implementou uma inovadora tecnologia desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) para acompanhar os astronautas da mais recente missão à Lua. O projeto, que culminou em um sobrevoo da Lua entre os dias 1º e 10 de abril, utilizou um equipamento chamado actígrafo, criado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, sob a liderança do professor Mario Pedrazzoli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedrazzoli é um renomado especialista em cronobiologia, o estudo dos ritmos biológicos e do sono.

O actígrafo, um dispositivo vestível, foi projetado para ser usado no pulso e oferece um monitoramento contínuo de diversas variáveis biológicas. Os dados coletados incluem padrões de sono, níveis de atividade física, a exposição à luz e até mesmo os movimentos corporais dos astronautas.

Além disso, o equipamento registra a intensidade luminosa e a composição espectral da luz, incluindo a luz azul, que desempenha um papel crucial na regulação do ciclo sono-vigília.

O desenvolvimento da tecnologia foi impulsionado por pesquisas financiadas pelo programa Pipe da Fapesp. Após a fase de pesquisa, o dispositivo passou por aprimoramentos e foi produzido pela empresa Condor Instruments, localizada em São Paulo. No ambiente espacial, o actígrafo foi essencial para acompanhar os ritmos circadianos dos astronautas, um fator crítico para a saúde, o desempenho e a segurança durante as missões espaciais.

Leia também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A USP acredita que a tecnologia também pode ser aplicada em pesquisas sobre distúrbios do sono e auxiliar na criação de políticas públicas focadas na qualidade de vida.

Esta missão representa um marco histórico, sendo a primeira vez que uma missão tripulada alcança a Lua desde o fim do programa Apollo em 1972. O objetivo principal era testar sistemas e coletar dados que serviriam de base para futuras etapas do programa, que visam retornar a astronautas à superfície lunar.

A NASA informou que a missão gerou mais de 175 GB de dados, incluindo registros inéditos da documentação humana ao longo da jornada. Após um retorno bem-sucedido na última quarta-feira, 8, os astronautas realizaram ajustes na trajetória da espaçonave para garantir o retorno seguro à Terra, utilizando os propulsores para corrigir o curso.

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!