MME renova contratos de energia: Enel em crise e Light investe pesado no Rio!

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou nesta sexta-feira, 8 de maio de 2026, a renovação antecipada de contratos de 14 distribuidoras de energia elétrica. A iniciativa, que representa um investimento de aproximadamente R$ 130 bilhões, visa garantir o fluxo de recursos para o setor e evitar possíveis atrasos nos investimentos das empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os novos contratos, com duração de 30 anos, devem impactar cerca de 41,8 milhões de famílias em nove estados brasileiros.
Enel e a Situação em São Paulo
A Enel, responsável pela distribuição de energia em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, não participou desta primeira fase de renovação. A empresa está envolvida em um processo de possível cassação da sua concessão na Aneel devido a problemas recorrentes no fornecimento de energia em São Paulo.
Os contratos da Enel em São Paulo e Ceará expiram em 2028, enquanto a concessão no Rio de Janeiro encerra-se em 2026, e o destino dessas operações ainda será definido pelo MME.
Light e Investimentos no Rio de Janeiro
A Light, que atua em parte do Rio de Janeiro, confirmou a renovação do seu contrato. A empresa planeja investir R$ 10 bilhões no estado, com foco na modernização e expansão da rede de distribuição. Os investimentos incluem projetos de “cidades inteligentes” na Ilha do Governador, além de melhorias nos municípios de Seropédica e Paracambi.
Leia também
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novas Regras e Critérios
Os novos contratos estabelecem regras mais rigorosas para as distribuidoras de energia. As empresas agora estarão sujeitas a uma fiscalização mais intensa, com maior facilidade para o poder concedente cassar a concessão em caso de descumprimento. Além disso, há metas mais exigentes em relação à qualidade do serviço, como a redução de interrupções no fornecimento e o tempo de restabelecimento.
A transparência também é uma exigência, com a obrigatoriedade de divulgar indicadores de qualidade percebidos pelos consumidores. A modernização das redes é outro ponto chave, com foco na sustentabilidade econômico-financeira e na atualização tecnológica das instalações.
A projeção de investimentos já considera as distribuidoras Neoenergia Pernambuco e EDP Espírito Santo, que também renovaram seus contratos sob as novas condições.
Concessionárias Renovádas
As seguintes concessionárias assinaram os novos contratos nesta sexta-feira: RGE Sul (RS), CPFL Piratininga (SP), EDP São Paulo (SP), CPFL Paulista (SP), Neoenergia Elektro (SP), Light (RJ), Equatorial Maranhão (MA), Energisa Paraíba (PB), Neoenergia Coelba (BA), Energisa Sergipe (SE), Neoenergia Cosern (RN), Energisa Mato Grosso do Sul (MS), Energisa Mato Grosso (MT), Equatorial Pará (PA).
Autor(a):
redacao
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


