Lula lança dossiê crítico à gestão da pandemia e exige responsabilização

Lula Apresenta Dossiê Crítico à Gestão da Pandemia e Exige Identificação de Responsáveis
Em um evento realizado na segunda-feira, 11 de maio de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou um “dossiê” elaborado pelo Ministério da Saúde, detalhando a gestão do governo anterior durante a pandemia de Covid-19. O documento foi direcionado à distribuição entre os membros do Partido dos Trabalhadores (PT), com o objetivo de expor o que o presidente considera “desgraças” cometidas durante o período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa ocorreu em um contexto de homenagem às vítimas da doença, em referência à data da morte de Rosana Aparecida Urbano, a primeira vítima confirmada da Covid-19 no Brasil.
Conteúdo do Dossiê e Críticas ao Ex-Presidente
O “dossiê”, intitulado “Gestão Bolsonaro e a Pandemia de Covid-19”, reúne declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro e notícias da época, organizadas por temas. Entre os pontos abordados, destacam-se críticas à condução da crise sanitária, incluindo acusações de descaso com as mortes de crianças, ataques à vacinação infantil e alegações de associações equivocadas entre vacinas e a doença da AIDS.
O documento também reproduz a declaração de Bolsonaro de que “a pressa da vacina não se justifica”, feita em dezembro de 2020, em um período de alta mortalidade no país.
Lula cobrou que os responsáveis pela gestão da pandemia sejam identificados publicamente, argumentando que a criação de um registro formal só faz sentido se houver responsabilização. Ele criticou três dos quatro ministros da Saúde que ocuparam o cargo durante o período – Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello – com comentários sobre suas competências e atuação.
Leia também
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia contou com a presença do ministro Alexandre Padilha, da primeira-dama Janja Lula da Silva e representantes de associações de vítimas da Covid-19.
Reações e Emoções no Evento
Janja Lula da Silva, que perdeu a mãe para a Covid-19, expressou sua indignação com a atuação de indivíduos que, segundo ela, “andavam livremente pelo país, inclusive eleitos”, durante a pandemia. A primeira-dama demonstrou grande emoção durante o evento, com o relato de sua experiência pessoal.
O presidente Lula estimou que, com um “cuidado mínimo”, poderiam ter sido evitadas cerca de 400 mil das 700 mil mortes registradas no Brasil.
Foco na Responsabilização e Prevenção
O evento, que marcou a instituição do Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19, buscou, principalmente, promover a responsabilização dos envolvidos na condução da pandemia e alertar para a necessidade de medidas preventivas em caso de futuras crises sanitárias.
A iniciativa demonstra a intenção do governo de não repetir os erros do passado e de garantir que as vítimas da doença sejam devidamente lembradas e homenageadas.
Autor(a):
redacao
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


