Lula impõe condição ousada para data centers no Brasil: energia própria!

Brasil oferece energia própria para atrair data centers! Lula e Trump se encontram e definem nova condição para investimentos no país. Saiba mais!

07/05/2026 17:56

3 min

Lula impõe condição ousada para data centers no Brasil: energia própria!
(Imagem de reprodução da internet).

Brasil Condiciona Energia Própria para Atrair Data Centers

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira, 7 de maio de 2026, que empresas interessadas em construir data centers no Brasil deverão garantir a produção da própria energia. A declaração foi feita após um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), na Casa Branca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo do governo brasileiro é atrair investimentos estrangeiros, mas com uma condição fundamental: a geração própria de energia pelas empresas que desejarem instalar esses centros de dados.

Condições para Investimento Estrangeiro

Lula enfatizou que o Brasil não tem interesse em financiar a criação de data centers que enviem dados para outros países. “Alguém quer fazer data center no Brasil, tem que produzir a sua própria energia. Porque nós não vamos gastar dinheiro para criar data center para mandar dados para outros países”, afirmou o presidente.

O governo brasileiro busca aproveitar a capacidade energética do país para atrair projetos de infraestrutura digital, oferecendo condições para a instalação de data centers, desde que as empresas também contribuam para a expansão da geração de energia.

Reunião Bilateral e Temas em Debate

O encontro entre Lula e Trump foi o terceiro contato presencial entre os líderes, sendo a segunda vez que o presidente brasileiro visita os Estados Unidos durante seu mandato. A reunião abordou temas como o combate ao crime organizado, a investigação comercial aberta pelos EUA contra o Brasil e as negociações sobre a exploração de minerais raros por empresas norte-americanas.

Leia também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A reunião ocorreu em um momento de tensão geopolítica, durante a guerra no Irã, e foi adiada devido ao conflito.

Relação entre os Governos

A relação entre os governos de Lula e Trump se manteve distante desde janeiro de 2025, após o anúncio de tarifas sobre produtos brasileiros. Os presidentes se encontraram na 80ª Assembleia Geral da ONU em setembro de 2025, e novamente na Malásia em outubro do mesmo ano, sem que as tarifas fossem revogadas.

A comitiva de Lula contou com a presença de diversos ministros, incluindo Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington César Lima e Silva (Justiça e Segurança Pública) e Dario Durigan (Fazenda).

Contexto da Reunião

A reunião bilateral ocorreu em um momento de complexas relações internacionais, com o presidente Trump enfrentando isolamento geopolítico. A comitiva norte-americana, liderada pelo vice-presidente e secretários, representava os departamentos do governo americano da mesma forma que os ministérios do Planalto brasileiro.

O encontro refletiu a busca por parcerias estratégicas em um cenário global marcado por tensões comerciais e conflitos internacionais.

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!