Lula entrega acordo histórico Brasil-Turquia-Irã sobre urânio à Casa Branca

Acordo polêmico entre Brasil, Turquia e Irã sobre urânio entregue à Casa Branca! Lula busca desarmamento nuclear e reacende negociações.

07/05/2026 17:54

2 min

Lula entrega acordo histórico Brasil-Turquia-Irã sobre urânio à Casa Branca
(Imagem de reprodução da internet).

Acordo de Enriquecimento de Urânio Entre Brasil, Turquia e Irã é Entregue à Casa Branca

Em um encontro na Casa Branca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou nesta quinta-feira, 7 de maio de 2026, uma cópia do acordo entre Brasil, Turquia e Irã sobre o enriquecimento de urânio para fins pacíficos, firmado em 2010. O documento foi encaminhado ao Partido Republicano, conforme informado pelo Palácio do Planalto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o presidente, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou interesse em analisar o acordo durante a noite. “Entreguei para ele o acordo que nós fizemos em 2010. É muito melhor do que o que eles fizeram um tempo atrás”, declarou Lula, enfatizando a importância do acordo para o país.

Detalhes do Acordo e Bastidores da Negociação

O presidente brasileiro afirmou que o documento é uma cópia fiel de uma carta enviada pelo então presidente Barack Obama (Partido Democrata). Lula detalhou os bastidores da negociação original, relatando que, em 2010, viajou ao Irã para convencê-las a assinar o acordo, desafiando a posição de líderes como Angela Merkel.

Ele passou o dia inteiro com autoridades iranianas, buscando garantir o compromisso.

Apelo pelo Desarmamento Nuclear

Além de entregar o documento a Trump, Lula fez um apelo pelo desarmamento nuclear, argumentando que os países que possuem ogivas, incluindo membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, deveriam dar o exemplo e iniciar a desativação de suas armas. “Ninguém desativou nada.

Leia também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De lá pra cá, a China criou, a Índia criou, a Coreia do Norte criou, o Paquistão criou”, afirmou o presidente.

Disposição para Mediação

O presidente brasileiro declarou estar disposto a atuar como mediador em qualquer negociação que envolva o Irã, expressando a crença de que é possível convencer as partes a seguir um caminho de diálogo. “Se precisar conversar, outra vez eu conversarei. É possível convencer”, disse Lula, demonstrando sua disposição para promover a paz e a segurança internacional.

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!