Lula e Trump se Reúnem na Casa Branca: Economia e Segurança em Foco!

Lula e Trump se encontram na Casa Branca! 🇺🇸🤝 Reunião crucial sobre economia, segurança e geopolítica com o presidente Donald Trump. Lula busca soluções para

07/05/2026 13:53

2 min

Lula e Trump se Reúnem na Casa Branca: Economia e Segurança em Foco!
(Imagem de reprodução da internet).

Lula e Trump se Reúnem na Casa Branca para Discutir Economia e Segurança

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão participando de um encontro na Casa Branca, em Washington, nesta quinta-feira (7). A reunião, que ocorre em meio a tensões recentes entre os dois países, busca abordar temas cruciais como economia, segurança pública e geopolítica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encontro representa o segundo entre os líderes desde outubro do ano passado.

Alterações no Protocolo e Temas em Debate

De acordo com informações da CNN Brasil, correspondente Mariana Janjácomo, houve uma alteração no protocolo do encontro. A pedido do governo brasileiro, a imprensa terá permissão para acessar o Salão Oval da Casa Branca somente após o término da reunião.

Lula chegou ao local às 11h21, horário local, e foi recebido por Trump pela porta Sul. Os principais pontos da discussão incluem as tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, como aço, alumínio e móveis, além da cooperação internacional no combate ao crime organizado.

Outro foco importante é a questão dos minerais críticos e estratégicos, que ganhou destaque após a aprovação pela Câmara dos Deputados de um texto que visa estimular o beneficiamento e a industrialização desses recursos no Brasil. Essa medida busca acompanhar o crescente interesse internacional pelas reservas brasileiras de terras raras, consideradas essenciais para tecnologias de ponta e a transição energética.

Leia também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Participação de Ministros e Diálogos Bilaterais

Participando da reunião, além de Lula, estão os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington César (Justiça e Segurança Pública), Dario Durigan (Fazenda), Márcio Elias Rosa (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues.

A reunião se insere em um diálogo iniciado em 2025, após encontros e telefonemas realizados em fóruns internacionais e conversas bilaterais.

Diplomatas brasileiros ressaltam que o encontro representa uma etapa importante no relacionamento entre os dois governos, buscando fortalecer a cooperação em áreas estratégicas e mitigar tensões comerciais.

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!