Lula e Trump se encontram na Casa Branca: temas polêmicos em agenda!

Lula e Trump se encontram na Casa Branca! Almoço e debate sobre comércio, segurança e minerais críticos marcam agenda.

07/05/2026 07:12

3 min

Lula e Trump se encontram na Casa Branca: temas polêmicos em agenda!
(Imagem de reprodução da internet).

Reunião LulaTrump na Casa Branca: Temas em Debate

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrará nesta quinta-feira, 7, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca. O encontro, que marca o início de uma nova fase nas relações bilaterais, terá início às 11h, horário local (12h em Brasília), e inclui uma reunião inicial de 30 minutos, seguida de um almoço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A agenda da cúpula aborda uma série de questões importantes, desde o comércio de minerais críticos até o combate ao crime organizado e a resolução de potenciais tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. A expectativa é que o presidente Lula retorne ao Brasil após o encontro, que ocorre em um momento de reativação das relações diplomáticas entre os dois países.

Detalhes da Programação

A cerimônia de recepção ao presidente Lula na Casa Branca está prevista para as 12h. Em seguida, às 12h15, os dois líderes participarão de uma reunião bilateral, onde discutirão os temas da agenda. O almoço, agendado para as 12h45, marcará o encerramento das atividades oficiais do dia.

Temas em Discussão

Além da questão comercial, o governo brasileiro busca abordar a proposta do presidente Lula para o combate ao crime organizado, uma área de interesse para os Estados Unidos. O Planalto prepara o lançamento do plano “Brasil contra o Crime Organizado”, com investimento de R$ 1 bilhão para este ano, com o objetivo de expor o trabalho do governo federal na segurança pública.

Outro ponto crucial na agenda é a parceria entre Brasil e Estados Unidos na exploração de minerais críticos, um tema de grande relevância no contexto da transição energética e da disputa geopolítica entre os países. O Brasil tem um marco legal em discussão para a exploração desses minerais, com medidas para evitar fusões, aquisições ou exportações sem controle.

Leia também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tarifas e Seção 301

Os Estados Unidos podem impor tarifas ao Brasil por meio da lei de Seção 301, que foi aberta em julho do ano passado para investigar possíveis práticas desleais do Brasil no comércio com os EUA, incluindo o Pix e produtos agrícolas como carne e etanol.

A expectativa é que uma decisão seja tomada em maio.

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, se mostrou disposto a explicar os detalhes do Pix aos americanos, buscando afastar possíveis lobby indevido. Além disso, Lula tem o desafio de reduzir tarifas americanas ainda em vigor, que representam cerca de 45% das exportações brasileiras.

A Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) espera que as empresas retomem a intensidade das exportações após a redução das tarifas.

Retomada da Relação

Após um período de tensão diplomática em julho do ano passado, quando o governo Trump anunciou tarifas e sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, o impasse foi desfeito a partir de setembro, com conversas de bastidores e alívios ao tarifaço.

Os dois presidentes tiveram reuniões presenciais em outubro, na Malásia, e houve uma sinalização de normalização das relações.

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!