Japão Aposta no Brasil para Desbravar Novas Fontes de Petróleo em 2026

Japão Busca Alternativas Energéticas no Brasil
O ministro da Economia japonês, Ryosei Akazawa, sinalizou nesta segunda-feira, 18, que o Brasil se tornou um foco de interesse para o Japão na busca por fontes alternativas de petróleo. A medida surge em resposta aos desafios impostos pelo bloqueio do Estreito de Ormuz, que tem impactado significativamente o abastecimento de petróleo do país asiático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Akazawa enfatizou a urgência em diminuir a dependência de regiões específicas para o fornecimento de petróleo bruto, destacando o acompanhamento atento do potencial produtivo brasileiro.
Petrobras e o Potencial Brasileiro
A visita do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao Japão, intensificou as discussões sobre essa parceria. A Reuters reportou que o Brasil está preparado para aumentar as exportações de petróleo para o Japão, através da Petrobras.
O Japão, que importa cerca de 90% de seu petróleo do Oriente Médio, tem buscado soluções para mitigar os efeitos da instabilidade geopolítica na região.
A situação atual exige que o Japão utilize reservas estratégicas e subsidie as empresas petrolíferas para controlar os preços dos combustíveis. Além disso, o país tem intensificado a importação de fontes alternativas que não dependem da rota do Estreito de Ormuz, incluindo importações dos Estados Unidos.
Leia também
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As autoridades japonesas garantem que o abastecimento está assegurado até o ano de 2026, graças a acordos como este.
Recordes de Produção Brasileira
O Brasil se destaca como um dos maiores produtores mundiais de petróleo. Em março de 2026, o país alcançou um recorde de produção, com uma média de 5,5 milhões de barris de petróleo e gás natural equivalente por dia. Em 2025, o país também bateu seu recorde nacional, extraindo uma média de 4,89 milhões de barris diários equivalentes de petróleo e gás natural.
Diálogo Estratégico e Cooperação
A visita de Mauro Vieira ao Japão tem como objetivo a participação na primeira reunião do Diálogo Estratégico de Chanceleres, um mecanismo para fortalecer as relações entre Brasil e Japão. A iniciativa foi impulsionada pela visita do presidente Lula ao Japão em março de 2025.
Além disso, serão assinados acordos, como o Memorando de Cooperação para assistência a nacionais em outros países.
O Brasil abriga a maior comunidade de brasileiros no exterior, estimada em 2,7 milhões de pessoas. O Japão, por sua vez, possui a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 210 mil brasileiros. Em 2025, o comércio entre os dois países atingiu US$ 11,6 bilhões, representando um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
Com informações da EFE.
Autor(a):
redacao
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


