Governo de SP Multa Rede Varejista por Fraude de ICMS em R$ 1,04 Bilhão

Governo de São Paulo Multa Rede Varejista por Fraude em Créditos ICMS
O governo de São Paulo aplicou uma multa de R$ 1,04 bilhão a uma rede varejista, em decorrência de fraudes relacionadas à obtenção indevida de créditos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Este é o valor mais alto já determinado com base na Lei Anticorrupção, conforme divulgado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, dia 11 de maio de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A investigação revelou que a empresa utilizou uma consultoria tributária, liderada por um ex-auditor fiscal, para acessar de forma irregular os sistemas do governo estadual. Essa prática permitiu a realização de “mineração de dados fiscais”, que foi utilizada para fraudar a homologação de créditos ICMS.
As análises abrangiam movimentações financeiras que totalizavam R$ 1,59 bilhão.
A auditoria confirmou que a empresa obteve R$ 1,04 bilhão em créditos de ICMS de maneira ilícita. A multa foi definida considerando a gravidade da situação e a magnitude das irregularidades, que causaram um prejuízo direto aos cofres públicos estaduais.
O caso se insere em uma investigação mais ampla que busca desmantelar esquemas de corrupção tributária envolvendo auditores fiscais e empresas privadas.
Leia também
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Poder360 entrou em contato com a rede varejista Fast Shop para obter esclarecimentos sobre a multa. Até o momento da publicação desta reportagem, a empresa não forneceu resposta. A reportagem será atualizada caso a Fast Shop envie uma declaração ao jornal digital.
Autor(a):
redacao
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


