Exército Iraniano Ameaça Fechar Estreito de Ormuz em Retaliação a Sanções EUA

Exército Iraniano Ameaça Interrupções no Estreito de Ormuz em Retaliação a Sanções
O Exército iraniano emitiu um alerta severo neste domingo (10) sobre as consequências para países que impuserem as sanções dos Estados Unidos contra a República Islâmica. A ameaça central é que o controle do Estreito de Ormuz, uma via marítima crucial para o comércio global de petróleo, será dificultado para qualquer nação que se alinhe com as medidas restritivas americanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo dos Estados Unidos anunciou recentemente, em 1º de maio, novas sanções contra entidades iranianas e alertou sobre possíveis retaliações contra navios que paguem taxas para atravessar o estreito. Mohammad Akraminia, representante do Exército, declarou à agência Irna que um novo sistema de segurança foi implementado, exigindo coordenação com as autoridades americanas para qualquer nave que deseje transitar pela região.
Novas Medidas de Segurança e Ameaças
Akraminia afirmou que essa medida, já em vigor, trará benefícios significativos em termos econômicos, de segurança e políticos. A declaração veio acompanhada de uma forte advertência: “Países que se alinharem aos Estados Unidos impondo sanções à República Islâmica do Irã sem dúvida enfrentarão dificuldades para atravessar o Estreito de Ormuz”.
A situação se agrava com o contexto da guerra iniciada em 28 de fevereiro, envolvendo Estados Unidos e Israel, que resultou em perdas de vidas e instabilidade econômica global.
Restrições e Pressões Internacionais
O tráfego no Estreito de Ormuz é limitado tanto pelas sanções americanas aos portos iranianos quanto pelas restrições impostas por Teerã, que controla o acesso ao estreito de forma restrita. Ebrahim Azizi, presidente da comissão parlamentar de Segurança Nacional, expressou preocupações no X (anteriormente Twitter) sobre os aliados dos Estados Unidos no Golfo, mencionando um projeto de resolução da ONU.
Leia também
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estados Unidos e Bahrein propuseram um texto ao Conselho de Segurança da ONU, solicitando que o Irã ceda o controle do estreito, mas a Rússia, um importante aliado de Teerã, sinalizou sua intenção de bloquear a resolução.
Receitas do Estreito de Ormuz
Em 23 de abril, Hamidreza Haji Babaei, vice-presidente do Parlamento iraniano, anunciou que Teerã havia começado a receber as primeiras receitas provenientes das taxas cobradas pelo uso do Estreito de Ormuz. A tensão na região continua a ser um fator crítico para a estabilidade econômica global.
Autor(a):
redacao
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


